Volvo Ocean Race: Saiba como trabalham os árbitros da regata

A Volvo Ocean Race é, sem dúvida, a principal regata de Volta ao Mundo e reúne os melhores velejadores e pessoas ligadas à vela do planeta. O evento, que começa em outubro, tem já confirmados cinco barcos e passará por todos os continentes. O Brasil faz tempo tem presença garantida, não só como cidade-sede e velejadores, mas também na arbitragem.
Na edição do Brasil 1, fui convidado juntamente com o Dr. Peter Siemsen, atuamos como consultores de regras.
Tanto eu como o Ricardo Lobato, Blu ja participamos como árbitros em edições passadas.

Mas como funciona a arbitragem? Vou contar, de maneira resumida, como as regatas da Volvo Ocean Race são fiscalizadas. Os barcos não precisam de rating, pois são todos iguais (tem 65 pés). Na prática, quem chega primeiro vence!

Nas provas chamadas In-port Races, feitas nas cidades-sede, o público consegue ver as manobras dos barcos. As embarcações velejam em um percurso restrito com bóias que obrigam a se encontrarem constantemente. A largada também é um momento que exige atenção da arbitragem, pois é quando os barcos navegam muito próximos uns dos outros. Nestas regatas o sistema é de arbitragem direta na água. Os juízes acompanham os barcos e decidem na hora e se houve infração penalizam na hora. O barco penalizado deve fazer um giro.

Nas pernas pelo oceano, que são mais longas (duram em média 20 dias), as equipes quase nunca se avistam, mas são obrigadas a passar por pontos, chamados de gates, no meio do oceano e são monitorados por equipamentos GPS que acompanham o caminho de cada barco em tempo real.

Fique ligado. A próxima edição da Volvo Ocean Race será a 12ª do evento de 40 anos. A regata terá 38.739 milhas náuticas de distância. As paradas serão em Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport, Rhode Island (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia). Um pit-stop de 24 horas em Haia (Holanda) está programada entre a França e a Suécia.

As duas próximas edições da Volvo Ocean Race serão disputadas com barcos de alto desempenho. Os novos modelos, chamados de Volvo Ocean 65, foram projetados por Farr Yacht Design e construídos por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça. O novo monocasco de 65 pés (19,8 metros) será de design único e as equipes receberão os veleiros prontos para as regatas.

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